sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Nuvem Arco

Uma nuvem arco é uma formação de nuvem baixa e horizontal que está associada ou com o limite frontal do fluxo de uma tempestade, ou com uma frente fria mesmo com ausência de tempestades. Nuvens arco possuem dois tipos, nuvens rolo ou nuvens "preteleira"(shelf clouds).

Estas nuvens se formam quando o fluxo de ar frio descendente a partir de uma nuvem de tempestade espalha-se através da superfície da nuvem, com a parte da frente chamada de frente de rajada. Isso reduz o fluxo de ar quente sendo puxado para dentro da tempestade, ou seja, reduz a corrente ascendente. Como o ar frio levanta o ar quente e úmido, a água se condensa criando uma nuvem que frequentemente rola em função dos ventos acima e abaixo da nuvem.

-Nuvem arco do tipo prateleira: é uma nuvem horizontal em forma de cunha. Não se compara com a nuvem rolo por estar ligada à base da "nuvem mãe" (habitualmente uma nuvem de tempestade). O movimento de ascensão frequentemente pode ser visto na parte frontal de fora da nuvem prateleira, enquanto o lado de baixo parece ser turbulento;
-Nuvem rolo: esta nuvem também é baixa, mas em forma de um tubo horizontal. É um tipo raro de nuvem arco, e difere da outra por ser completamente destacada de uma nuvem de tempestade ou outras nuvens. Nuvens rolo habitualmente parecem estar rolando sobre um eixo e elas podem dar sinal de possíveis microbursts (fortes correntes descendentes de microescala).

Com os intensos ventos na parte da frente da nuvem arco ela ficará irregular e alinhada formando nuvens do tipo fractus. Em casos severos ocorrerão vórtices ao longo da borda da nuvem, formando nuvens do tipo scud que podem alcançar o solo ou ser acompanhadas pela ascensão de poeira. Uma nuvem arco do tipo prateleira acompanhada desses fatores nos indica que certamente ocorrerão fortes rajadas de vento.


As fotos acima são de nuvens arco em Pelotas, no dia 19/11/2009.


Texto e fotos: Guilherme Schild

Nenhum comentário:

Postar um comentário