quarta-feira, 16 de junho de 2010

Temporais no RS

Uma frente fria avançou sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira trazendo de volta os temporais ao sul do estado. Fazia quase um mês que não se registravam descargas elétricas na região, apenas chuvas estratiformes sem atividade convectiva. Os temporais foram intensos com alta atividade elétrica, e algumas regiões registraram acumulados de chuva de até 40mm durante a madrugada.
A imagem abaixo mostra a instabilidade sobre o sul do RS por volta das 4h da madrugada de terça para quarta, quando foram registrados fortes tormentas. O radar de Canguçu a esta hora indicava uma forte linha de instabilidade que avançava no sentido leste-oeste, em que haviam várias tempestades fortes.


No começo da manhã outra zona instável avançou pela fronteira do estado e trouxe novos temporais. A formação já é vista em seu estágio inicial sobre o Uruguai na imagem de satélite de cima. Abaixo se nota a intensidade desta área de convecção, a qual chegou no RS por volta das 7h da manhã.
A meteorologia argentina caracterizou o avanço de uma frente estacionária sobre o RS, que encontrou-se com outra região instável no norte do estado. A análise de imagem de satélite
 mostra a linha tracejada em azul no norte e a frente estacionária(linha contínua azul-vermelha) avançando pelo sul. Esta frente foi a responsável pela chuva no sul do estado nesta quarta-feira.


Tudo indica que esta frente estacionária deverá mesmo estacionar sobre o centro-norte do RS e por lá ficar até o fim de semana, quando a instabilidade será reforçada e fará a frente avançar. O resto da semana deverá ser muito instável no norte do estado, com possíveis acumulados significativos de chuva. 
O avanço desta frente, como de costume, trará ar frio para o estado já no começo da semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário