sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Tempo Severo no Prata

A região do Rio do Prata, entre Uruguai e Argentina, mais uma vez é tomada de tempestades severas. A imagem de radar do INTA mostra várias células tempestuosas com fortíssima refletividade, acusando granizo em alguns pontos. Em Buenos Aires o recorde de precipitação de fevereiro desde o início das medições está próximo de ser quebrado.O Uruguai, que já está em alerta por causa das cheias, deverá receber muita chuva nos próximos dias. Abaixo está a saída do modelo MBAR7km do INMET, que prevê até 200 mm em alguns pontos nos próximos 3 dias.
O Rio Grande do Sul deverá ter chuva neste fim de semana, principalmente na fronteira com o Uruguai, região que também poderá registrar bastante chuva nos próximos dias.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Convecção de carnaval!

Mais um dia de muito calor e umidade no estado do Rio Grande do sul. As máximas aqui em Pelotas foram de 32.3°C na zona sul, 33.6°C no noroeste da cidade e 34.5°C na praia do Laranjal. Calor que favoreceu a formação de áreas de instabilidade no começo de tarde devido a intensa convecção. Abaixo estão as fotos capturadas hoje 13/02/2010 das formações convectivas capturadas hoje 13/02/2010.

Cumulonimbus aproximando-se.

Cumulonimbus com mamatus.


Cumulonimbus calvus.
Cumulonimbus Capillatus Incus no horizonte.

Fotos e texto por: Guilherme Schild

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cumulus congestus com pileus

Domingo 8-02-2010 tivemos muita convecção em todo estado do Rio Grande do Sul, devido a esta intensa convecção se formaram grandes nuvens de desenvolvimento vertical, como por exemplo os cumulus congestus. Abaixo estão fotos de cumulus congestus com pileus, onde pileus é classificado como nuvem anexa que ocorrem em nuvens do gênero cumuliforme, e caracteriza-se por ter a forma de um pequeno gorro ou capuz no topo de nuvens cumulus e cumulonimbus.









As fotos foram capturadas no dia 8/02/2010 sobre a praia do Laranjal-Pelotas.
Fotos e texto: Guilherme Schild



segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Frente Fria passa pelo RS

A frente fria que estava estacionada no Uruguai finalmente rompeu o bloqueio atmosférico e atravessou a fronteira. A metade Sul do estado foi atingida primeiro, já na noite deste domingo(08). Houveram intensas tempestades com muitos raios na região, como mostra a imagem abaixo.
Em Bagé, a estação automática do INMET registrou a passagem de uma tempestade muito forte. Os dados mostram que houveram rajadas de 57 km/h, porém pouca precipitação. Observa-se também a mudança na direção do vento, após a passagem da frente, de Norte (360°) para Sul (178°), o que é comum após a passagem de uma frente fria.
No radar meteorológico a tempestade apresentava 70 dBZ de refletividade, com provável ocorrência de granizo.A frente fria deve atravessar o RS nesta segunda-feira, com possibilidade de novos temporais fortes, principalmente no Sul e Leste, já que as frentes tendem a passar mais pelo litoral no verão.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Intensa Convecção (fotos)

Fotos do temporal que atingiu Pelotas no fim da tarde da última sexta-feira, formando uma nuvem-arco pela interação do ar quente com a alta umidade ,gerando intensa convecção.
As rajadas de vento no aeroporto chegaram a 70km/h.




Imagens do radar de Canguçu no momento em que o temporal se aproximava de Pelotas, em uma linha de tempestades bem definida com duas delas com 65 DBz de refletivdade, que indica chuva muito forte, granizo e possibilidades de intensas rajadas de ventos.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Intensa convecção

Uma impressionante área de instabilidade se formou na região entre Uruguai e Argentina no fim desta sexta-feira. A imagem de satélite realçada mostra a temperatura de topo de nuvens, que atingiu -80°C em uma área muito grande. A área instável chegou a cobrir completamente o Uruguai e a região próxima a este país.
O sistema se formou muito rapidamente, em poucas horas, resultado de advecção(transporte) de ar quente e úmido do Norte, e ficou praticamente parado naquela região por causa do bloqueio atmosférico que impede que a frente, à qual estava associado o sistema, avance sobre o RS.
Neste complexo sistema ocorriam várias tempestades fortíssimas. Para se ter uma idéia, o radar Argentino do INTA mostrava uma grande área(em rosa) de intensa refletividade, a qual se refere a "Muy fuerte con probable granizo" na legenda do radar(imagem abaixo). Há possibilidade de terem ocorrido tornados nestas áreas.

Outro mapa que não deixa mentir é o mapa de raios, o qual registrava intensa quantidade de raios na região, principalmente pelo fato de a atmosfera estar quente e úmida, o que potencializa a atividade elétrica. Abaixo vão alguns dados de chuva em algumas localidades atingidas pelo sistema convectivo, e dados da chuva acumulada nos últimos 6 dias. No Uruguai alguns rios estão muito cheios e, com estes volumes de chuva, podem causar transtornos.
Também no Rio Grande do Sul houveram temporais bastante fortes nesta sexta-feira. A frente fria que está praticamente parada no Uruguai trouxe chuva para a fronteira Sul, com temporais de forte intensidade.
Durante a noite de sexta-feira, um temporal em questão chamou a atenção. Ocorreu próximo a Jaguarão, e apresentava uma refletividade de 70 dBz, muito forte. É provável que tenha havido precipitação de granizo, e não se descarta possibilidade de tornado. Na imagem de satélite é possível notar a célula que estava isolada.















terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Mais Instabilidade




















Mais um dia de temporais no Sul do RS. Uma zona de baixa pressão(999hPa) na Argentina e uma zona de alta pressão(1024hPa) no Oceano Atlântico formam um corredor de umidade que se desloca da Amazônia para o Uruguai, o que favorece a formação de sistemas convectivos. Os temporais devem continuar nesta quarta-feira(03). As fotos são de uma célula tempestuosa em Pedro Osório na tarde do dia 02.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Instabilidade




















A alta umidade e temperatura são combustíveis essenciais para a formação das tempestades convectivas de verão. Foi exatamente o que ocorreu no RS neste primeiro dia de fevereiro: áreas de instabilidade atuaram por todo estado, principalmente na medade Sul, as quais foram oriundas do Nordeste da Argentina, onde a pressão atmosférica estavapor volta de 1002 hPa. Em Pelotas, próximo à laguna, foram registradas duas supercélulas muito fotogênicas, as quais foram responsáveis por precipitação de 30,5 mm em meia hora, rajadas no aeroporto de 57 km/h, e queda de temperatura de 9°C. Em Pedro Osório (lat: 31°51´51´´S; long: 52°49´24´´) também foi registrada atividade de nuvem Cumulunimbus intensa, com formação de nuvem arco. As duas primeiras fotos são de Pelotas seguidas pela imagem de radar e as duas últimas de Pedro Osório.
Destaque para a diferença entre uma supercélula(2 primeiras fotos) e uma tempestade normal(2 últimas fotos): a supercélula é mais organizada, possui rotação, o que é notável na foto pela base da nuvem; a tempestade normal tem um arco mais desorganizado, caracterizado por uma nuvem arco que se move apenas horizontalmente, sem rotação. Clique nas fotos para abrir.
fotos: Guilherme Schild e Bruno Ribeiro